Eventos são realizados pela Secretaria Municipal de Educação em prol de melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com o autismo; público-alvo são os profissionais das escolas municipais, mas podem participar demais interessados no assunto
Secretaria Municipal de Comunicação/PMU
A inclusão e o respeito com os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) têm recebido atenção especial e diversas ações por parte da Prefeitura de Uberlândia. Nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a palestra “Conviver, compreender e cuidar: O papel da família na inclusão de crianças e adolescentes autistas”, voltada para familiares de estudantes com TEA das escolas municipais. O encontro foi conduzido pelo doutorando e mestre em Educação, Guilherme de Almeida, no auditório do Centro istrativo Municipal.
Neste sábado (24), a inclusão e o respeito voltam a ser debatidos durante a palestra “Educação Inclusiva para estudantes com autismo na prática: Uma escola para todos”, também ministrada por Guilherme de Almeida. A atividade acontecerá às 8h, no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que fica na avenida Rondon Pacheco, 6.400, no bairro Tibery. O público-alvo são os profissionais das escolas municipais, mas podem participar demais pessoas interessadas no assunto.
Guilherme de Almeida é doutorando e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Também é presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil), único pesquisador brasileiro membro do Projeto de Neurodiversidade de Stanford, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da Unicamp e do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).